Projeto de lei usando mapa do OpenStreetMap

Um projeto de lei cujo objetivo de nomear ruas de um bairro. O que destaco como interessante e inovador é o uso da tecnologia dos mapas livres do OSM ou  OpenStreetMap.

Praticamente começando 2016, surge a oportunidade de trabalhar em uma parceria entre o posto do programa Acessa SP de inclusão digital e a Câmara Municipal de Ribeirão Grande para auxiliar o andamento de um projeto de lei.

O modo como OSM ou OpenStreetMap funciona não é como vemos em outros mapas, por isso é diferente dos demais, é um mapa humanitário, solidário e colaborativo.

Nessa atividade, o projeto de lei nomeia as ruas do bairro rural Capoeira Alta. Era preciso um mapa atualizado para desenvolvimento do projeto. Posteriormente, com a aprovação da lei os nomes das ruas passam a fazer parte do mapa em tempo real alimentando sites, serviços e aplicativos baseados nessa tecnologia.

O projeto foi aprovado na Câmara Municipal em 1º de março de 2016, e pode ser conferido na Lei 1215 (abrir), que inclui coordenadas das ruas mapeadas no mapa do OpenStreetMap. As ruas podem ser vistas aqui.

Esquema usado no uso dos mapas no projeto

As ruas do bairro foram mapeadas e traçadas no OpenStreetMap, utilizando coletas de dados com celular (app Mapillary) e imagens de satélite.

projeto-mapa-capoeira-alta

Parte do mapa impresso ilustrando localização das ruas que receberão nome

Do mapa do bairro foi produzido um impresso para rascunho – confira: Mapas digitais e impressos são gerados.

Desse rascunho as pretendidas ruas foram rascunhadas apontando onde seriam os nomes. Foi gerado um novo mapa dessa vez ilustrando as ruas já como seriam nomeadas: Confira.

Com o projeto e a lei aprovada, as ruas foram incluídas no mapa do OSM. Confira!

Importante destacar que não houve gastos para esse mapeamento. O uso do OpenStreetMap é livre e gratuito. Você pode usar os dados, contanto que não se aproprie deles, compartilhe sob a mesma licença e mantenha os créditos ao OSM. Com base nesses dados, você é livre para desenvolver seus projetos, inclusive comerciais.

Agradecimentos ao vereador Jose Antonio dos Santos “Toninho” e a Câmara Municipal pela parceria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s