Mapillary, Streetview onde a colaboração faz a diferença

Mapillary é um mapa colaborativo criado para mapear o planeta através da fotografia. O uso de ferramentas simples, como smartphones ou câmeras de ação, possibilita que qualquer pessoa participe enviando suas imagens. Essas imagens são combinadas formando um verdadeiro registro do mundo ao longo do tempo, e o melhor é que todos podem fazer juntos.

october_2015_mapillary_presentation

Diferente de seus concorrentes, Mapillary com a ajuda de seus colaboradores com seus próprios recursos, alcança e cobre facilmente lugares não mapeados, indo em lugares que outros não chegam. Com Mapillary você pode fazer a diferença.

Como funciona

Você precisará do aplicativo Mapillary para tirar e enviar fotos, e de um celular/tablet com sensor de GPS.

mapillary-fotografandoPrimeiro crie uma conta no site Mapillary e baixe o aplicativo para seu aparelho. No site você também encontra um atalho para o aplicativo que corresponde ao sistema operacional do seu aparelho.

O aplicativo é semelhante a câmera do seu celular/tablet. Para iniciar a captura, toque no botão da câmara e a câmara começa a tirar fotos em intervalos regulares até que você toque no ícone da câmera novamente.

mapillary-modos-de-captura

 

  • Use o modo de caminhada quando estiver andando.  Uma boa dica seria de esperar para as pessoas passarem se estiverem na sua frente e evitar andar contra o sol.
  • Use o modo de direção quando fora dirigindo seu carro ou de bicicleta ou moto. Você vai ter os melhores fotos se você montar o telefone num suporte. Mapillary fabrica suportes para automóveis e bicicleta envia para você sem nenhum custo.  
  • Use panorama quando você deseja capturar algo especial. Talvez você faça uma parada na sua caminhada ou passeio de bicicleta. No modo panorama, fique parado e tire fotos ao redor.

 

mapillary-Streets

Ruas e estradas: Quando for cobrir uma rua certifique-se a câmara está apontada na direção da rua. Se você tiver tempo, em primeiro lugar cobrir uma direção e depois outra.

 

mapillary-Corners

Cantos: Ao caminhar em torno dos cantos, é melhor tirar mais fotos com muita sobreposição para criar transições mais suaves. Selecionar o modo manual ou ajustando a frequência de captura automática pode ajudar a alcançar este objetivo.

 

mapillary-Facades

Fachadas: Para capturar fachadas, aponte a câmera para a esquerda ou para a direita para a direção da viagem. Isso funciona melhor quando a rua é larga o suficiente para que grande parte das fachadas sejam visíveis. Mova-se lentamente.

mapillary-Panoramas

Lugares interessantes: Para os locais interessantes que você pode considerar o modo de panorama que proporciona uma experiência de visualização agradável. Esta é uma ferramenta particularmente útil para fotografar cruzamentos, mas também para uma vista espetacular.

mapillary-Objects

Objetos: Para capturar um único ponto focal, como uma estátua ou uma pequena estrutura, orbite em torno dela tirando fotos em ângulos diferentes.

Saiba mais na ajuda do mapillary.

Depois (com uma conexão WiFi de preferência) use o aplicativo para pedir para enviar as fotos para o site.

Suas fotos são combinadas com as já existentes no lugar e passam a compor uma imagem tridimensional. Podem ser vistas de várias maneiras, como por exemplo comparando estações e épocas do ano.

Usos e importância

2016-03-15-mapillary_school_phalanx

Mapillary sendo usado em atividades educacionais – saiba mais

As fotos também podem ser utilizadas, pois estão sob licença CC-BY-SA. Podem por exemplo ser usadas na Wikipédia. As fotos são importantes também para mapear no OpenStreetMap, principalmente em lugares que não estão no mapa, oferecendo detalhes atualizados sobre lugares e pontos de interesse.

mapillary-pointcloud

Nuvem de pontos – Reconstrução 3D: A combinação de imagens enviadas formam uma imagem tridimensional dos lugares. Quanto mais fotos, mais detalhes.

Explore as fotos e divirta-se

O Conhecer OSM tem o seu mapa com mapillary integrado, onde você pode ver uma pequena demonstração de como pode ser utilizado – divirta-se!

Você pode integrar e desenvolver usando MapillaryJS.

 

Técnicas, conhecimento e aprendendo mais

A ajuda do Mapillary dá dicas interessantes para fotografar bem. E também conta todos os detalhes sobre a plataforma e do que você pode fazer com ela – se está pensando em alguma ideia com essa tecnologia, vale a pena explorar a ajuda do Mapillary

Confira: http://www.mapillary.com/map/help

Confira também o portal Mapillary.EDU: http://edu.mapillary.com/

mapillaryedu.jpg

Esse vídeo, já desatualizado, ainda explica alguns detalhes interessantes sobre como funciona:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s